O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis -substancias antioxidantes (flavonóides) que desempenham um papel importante na prevenção do câncer e na inibição de processos inflamatórios no organismo. O cacau possui vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, ferro e flúor, contendo ainda uma quantidade considerável de ácido oléico (gordura monoinsaturada), o mesmo encontrado no azeite de oliva. As gorduras monoinsaturadas são “gorduras do bem” protegendo as artérias, elevando o bom colesterol (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL) impedindo assim o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, promovendo a saúde do coração.
O cacau eleva os níveis de serotonina e endorfina, conhecidos também como os hormônios da paixão, provocando uma sensação relaxante e de bem-estar.
Seu consumo reforça o sistema imunológico e melhora a agilidade mental, aumenta a capacidade de aprendizado e ajuda a manter o fluxo de energia, o que se mostra muito benéfico durante a infância.
E, além disso, vale lembrar que, mesmo com todos esses benefícios, o cacau é um alimento de alto valor energético e por isso deve ser consumido com moderação!
Formas de uso:
- Batido com extrato de soja é ótimo sucedâneo do "café com leite" no desjejum.
- Você pode também incluí-lo em preparações como bolos, tortas e acrescentar em iogurtes e vitaminas em substituição ao achocolatado tradicional.