As folhas da oliveira contribuem também para aumentar a sensação de saciedade mais rápida, absorvem gordura no intestino, melhoram o trânsito intestinal, possuem alto teor de CLA que ajudam no processo de emagrecimento. São indicadas como auxiliar na eliminação de gordura abdominal, mas só darão resultados se aliar também uma alimentação saudável e exercício físico.
Também apresentam diversas propriedades medicinais, nomeadamente: antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, combatem o colesterol, ajudam a controlar a hipertensão e combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento.
São igualmente ricas em cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênico, zinco, ácidos graxos ômega 3, 6 e 9 e também em vitaminas A, E, B1, B2, B3 e B6.
Atualmente é utilizada como ingrediente de antioxidantes e antimicrobianos. Apresenta também propriedades anti-parasitárias, anti-fúngicas e ajuda contra doenças cardiovasculares (por exemplo a pressão arterial elevada), a criar imunidade contra pessoas de qualquer outra doença e cura infeções de pele.
Os benefícios medicinais da folha são muitos e é algo que as pessoas devem aperceber-se e preservar para que continue a ser utilizada para curar diversas doenças.
Se optar por chá de oliveira coloque a ferver um litro de água e quando estiver prestes a ferver coloque diversas folhas secas de oliveira. Deixe ferver mais uns minutos, de seguida desligue e deixe arrefecer até ficar morno. Beba entre cinco a seis chávenas ao longo do dia, sem adicionar açúcares ou qualquer adoçante.
Procure fazer chá para o dia inteiro e não o guarde para o dia seguinte, porque quanto mais fresco for, melhor poderá tirar partido dos benefícios que ele terá para a sua saúde.
O chá de oliveira ajuda também a evitar constipações, a manter saudáveis os órgãos do aparelho urinário e a eliminar cálculos renais. Está provado também que tomar chá de oliveira regularmente, aumenta as reservas de energia, disposição e não contêm cafeína nem qualquer outro tipo de estimulante.